segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Máquina veio substituir o Homem


Ontem  senti-me usada!
Meti a moeda para lavar e esfragar  o carro, nada de lavador de carros. Eu mesma pus gasolina nada de gasolineiro. Passei a portagem, pus moedas, deu o troco, a máquina desejou-me boa viagem nada de portageiro. Fui ao super, escolhi, vi preços, na hora de pagar eu mesma passo os códigos de barras e efectuo o pagamento, meto as compras no saco, nada de operadora. Entrei no Mac pedi um menu, comi, arrumei o meu tabuleiro nada de empregados.
Faço algumas compras pela Net, movimentos, pagamentos e transferências bancárias.
Hoje de manhãzinha,  ponho o dedo para reconhecimento da impressão digital, entro, e assim dispensou-se o porteiro, no bar onde se dava dois dedos de conversa, fechou e puseram as horriveis máquinas para pormos a moeda e sair o café, uma sandes, um chocolate ou uma outra bebida, e mais uma pessoa no desemprego.
Isto é o que a mim me diz directamente, no meu dia-a-dia. E o que pensar de fábricas onde os robots, mandaram para a rua milhares de trabalhadores? E outras tantas empresas que por via da informação fizeram o mesmo?
E não foi na mesma proporção os postos de trabalho que se criaram com a informatização.
Caramba! Quantas pessoas perderam os seus postos de trabalho, com a automatização do nosso quotidiano?
A máquina, e as novas tecnologias trouxeram muitos benefícios, mas perderam-se milhões de postos de trabalho em todo o Mundo
Não sei se temos avançado para um mundo melhor, que ele é mais injusto, é!

3 comentários:

  1. Sinal dos tempos...cada vez é mais impessoal, mais distante, mais frio. A prova disso, são os emails, sms, blogs, facebook, twitter, que nos dão a impressão de termos muitos amigos, quando muitas das vezes estão absolutamente sós.
    Podemos ter 500 likes por dia, mas eu trocava-os todos por um só abraço sincero!

    ResponderEliminar
  2. Frio cada vez mais frio este mundo!!

    Até na comucação, tudo por esta via, onde não se sente o verdadeiro estado de espirito das pessoas!!

    ResponderEliminar
  3. Começa mesmo a fazer impressão constatar tais factos. A evolução é boa, mas se continuamos assim, daqui a nada estamos como na foto.

    ResponderEliminar