quinta-feira, 19 de julho de 2012

Odeia-a mas quere-a todos os dias


Reencontrei uma amiga, que  não via desde os tempos de liceu, reconhecemo-nos no primeiro instante, os olhos sorriram, caminhámos na direcção uma da outra, demos um beijinho e a pergunta que se imponha:
- Então, como estás? Há quanto tempo? O que andas a fazer?
Ela abatida, com algumas rugas a vincar-lhe o rosto, sorriso triste e fechado, nos olhos  lia-se uma grande tristeza.
Diz que se está a separar depois de 20 anos de um casamento onde as coisas não davam certas já há muitos anos.
Só agora, depois dos filhos crescidos teve coragem para se divorciar.
Até aqui, não achei nada de anormal. O amor não tem de ser eterno.
O que me deixou pensativa e quis partilhar com vocês foi que ela me disse que sempre fora maltratada verbalmente pelo marido, humilhada, subestimada e tratada sempre com desprezo. Bem… isto também sei que acontece com imensos casais onde ele é o dominador e ela a submissa. Mas o que me deixou perplexa, dizendo-me ela que já está a tratar do divorcio, mas partilhando ainda a mesma casa, partilham também a mesma cama! E para meu espanto, fiquei sem palavras, quando ela me diz que ele “serve-se” dela todas as noites.
Fiquei chocada e sem saber como confortá-la.
Tentei animá-la,  para ter força, para lutar até ao fim, e que sem ele seria muito mais feliz.
O que leva um homem,  sabendo que a mulher já não o quer, o amor morreu completamente dos dois lados, a ter  desejo e vontade de fazer sexo (sim, porque é fazer sexo, nada mais).
Ela, percebi que aceita a situação porque não tem coragem de dizer, basta!
Ando às voltas com esta história pois a minha amiga, tem uma carreira académica, e profissional, uma vida financeira estável e confortável, como se deixou subjugar por um homem que há muito deixou de a fazer feliz.
Ele há coisas que me custam a perceber.


13 comentários:

  1. Essa mulher não tem uma ponta de auto-estima. Só assim se deixa subestimar por um homem dessa maneira. É muito triste mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiga, nestas coisas a força de dizer basta nem sempre chega para todos da mesma maneira...
    Fico triste com essa situação e espero que a tua amiga deixe esse homem rapidamente

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente, há muitos casos assim. Eu própria conheço um, mas a mulher em questão, nem sequer tem o divórcio como opção. Enfim, há homens (e também mulheres!) que não têm vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  4. Essa amiga tem uma profunda falta de auto estima e amor próprio. A menos que seja obrigada fisicamente, nada justifica que se submeta a isso. Se ela se respeitasse mais a si própria, talvez o outro também a respeitasse mais. Vidas...

    ResponderEliminar
  5. Acho que o comentário que escrevi a este teu texto não foi enviado :(
    Mas o que dizia era basicamente que fiquei com um nó na garganta ao ler o teu texto. Divórcios, é algo que ouvimos falar todos os dias e já não estranhamos. Casamentos de farsa, em que uma das partes maltrata a outra, infelizmente também. Agora casais que se estão a divorciar e que ainda mantém esse tipo de relação, em que a mulher é maltratada diariamente sendo sujeita a esses "abusos", choca-me imenso. Ainda por cima dizes que a tua amiga é esclarecida e financeiramente estável. Se assim é, porque não acaba com isto? Mesmo que não queira deixar a sua casa (não sei se o caso é esse) ao menos que ponha um basta à situação que descreves. Nem consigo imaginar o sofrimento dela :(

    ResponderEliminar
  6. Amiga falta de auto estima da tua amiga e um homem cheio de traumas e frustações!!!

    Medonho!!!

    Nunca consegui viver ou conviver com pessoas com falta de auto estima!!

    ResponderEliminar
  7. "Quase nos entas" - sim ela vai deixá-lo mas ele é muito dominador e mau intimo. Ela tem mesmo que deixar a casa dela.

    ResponderEliminar
  8. Sandrinha - a mim ainda me espanta mais a postura dele. Como é possivel ele ter atração por ela?

    ResponderEliminar
  9. Viagem com tudo incluído - Pois ela tem mesmo que deixar a casa dela, porque ele tem tudo em nome dos pais dele.
    Que cena! Que sacana!

    ResponderEliminar
  10. Elsa G - Mas aminha amiga é uma mulher com poder:)

    ResponderEliminar
  11. Bigada amiga pelo elogio!!

    Tambem gosto de mimos e tento ser uma mulher coerente e equilibrada todos os dias!!

    Muito dificil e bastante estimulante!!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar