terça-feira, 3 de julho de 2012

As sete melhores colegas de trabalho :)

Gente irritante existe em toda parte. Mas quando ela fica sentada ao seu lado das 9 às 6... Haja paciência!  No trabalho não é possível escolher quem vai passar o dia ao seu lado.Colegas irritantes acabam por ser descobertas cedo ou tarde.

A fofoqueira

A mulher sabe tudo — desde quem tem  um caso até quem será o próximo a ir para a rua. Ser a presidente da Central de Informações do Escritório faz com que se torne divertida. No entanto, fique atenta. Já percebeu que ela também mostra muito interesse pela sua vida? Vai dizer que ela nunca fez perguntas como “Quem era aquele com quem estavas a almoçar?”  Quando a fofoqueira começar a tricotar sobre a vida amorosa do chefe, volte o foco para casais famosos como Angelina Jolie e Brad Pitt. Outra táctica é convencê-la de que você tem uma rotina desinteressante.

A falsa

Em princípio, seus comentários quase sempre soam como elogios. Fala o que pensa sem se importar com o que os outros vão achar. Quem mais teria coragem para fazer isso? Cuidado com ela! Esse sorriso não inspira confiança. Por isso, a atitude esperta é entrar no jogo e também fingir que a preocupação hipócrita dela é sincera. Mesmo que seja difícil, olhe para a fulana e diga:  Obrigada por perceberes! É verdade, eu sou bastante direta e defendo meus pontos de vista!


A perfeitinha

Ela cozinha e traz bolos  para o escritório. Quando arquiva um relatório, usa código de cores e capa brilhante. Em reuniões, está sempre cheia de iniciativas e ideias para novos projetos. E mais: sempre com as unhas feitas e sem um fio de cabelo fora do lugar! Arg! Como neutralizar a tal fulana?  Provavelmente, ela não deseja irritá-la nem se sobrepor a você. Talvez deseje apenas mostrar que é valiosa para a equipa. Para fazê-la baixar um pouco a mania de perfeição, basta falar que, apesar de admirar sua paixão pelo trabalho, ajudaria bastante se ela discutisse os novos planos com quem estiver diretamente envolvida antes de levá-los a reuniões maiores. Dessa forma, ninguém terá de lidar com deadlines irreais ou com mudanças súbitas na agenda. Lembre-se ainda de dar à colega o devido crédito por seu esforço. Talvez ela se queira  destacar por medo de não ser vista ou valorizada por suas contribuições. Ao  sentir-se mais segura, vai relaxar.




A ladra de ideias

Essa colega tem a capacidade de se apropriar do seu projeto brilhante e fazer com que pareça que foi dela. Pior: a tipa  age assim nas reuniões. Assim que você começa a falar sobre uma nova ideia ao chefe, a fulana passa a discorrer sobre o mesmo assunto e revela como havia pensado justamente naquilo na semana anterior! E a dissimulada é tão convincente que, em um piscar de olhos, todos esquecem quem era a verdadeira criadora. Como neutralizar a tal colega? Documente tudo o que criar. Quando tiver uma grande ideia para apresentar, mande por e-mail para várias pessoas. Assim, vai gerar evidências concretas do seu trabalho, com data e hora. Se planeia  surpreender o chefe durante uma reunião, leve material impresso rico em detalhes, e cultive um canal de diálogo com ele. Quando você vende suas contribuições diretamente ao superior, essa colega acaba tendo pouco impacto no seu sucesso



A melga

Ela senta-se  bem perto da sua mesa e conta tudo sobre a vida dela. Fala sobre o namorado, sobre a vizinha que a incomoda... Sempre em diálogos intermináveis, enquanto você tenta fechar aquele relatório urgente. Como neutralizar a tal? Limite as expectativas dela. É impossível ignorá-la, mas você pode determinar quando e por quanto tempo socializar. Então, da próxima vez que encontrá-la perto da máquina de café, puxe o freio de língua antes de ela começar a desfiar a novela de idas e vindas com o companheiro. Diga algo como: Isso parece muito difícil mesmo. Eu queria poder dar-te  mais atenção, mas hoje não dá. Que tal um almoço um dia desses para a gente conversar melhor?



A abusada

Não é que ela não faça nada. Afinal, paga suas contas pela internet, planeia a viagem do feriado... Só não atua muito pela empresa. Ela  tem habilidade para evitar que o trabalho chegue à mesa dela, esquivando-se com desculpas como:   devias falar com a Marta, ela sabe tudo sobre esse assunto. Como neutralizar a tal ?Pare de fazer as tarefas dela. Combine com a chefia quem ficará responsável por cada actividade. Se não funcionar, fale com seu superior. Você não precisa necessariamente denunciar a tal. Procurar  um conselho já basta. Vale comentar: Estamos com dificuldade para conseguir que fulana entregue seu trabalho no prazo e não sei como lidar com essa situação


A reclamadora

Na visão dela, o café é fraco, o gerente, sem noção. Ninguém percebe quanto ela se dedica pela empresa... Socorro! Ficar na companhia dessa colega não só é deprimente como também prejudica a sua imagem. Afaste-se da reclamadora, sob pena de acabar sendo demitida. Esse tipo é geralmente o primeiro a ser mandado embora no caso da entrada de um novo superior. Como neutralizá-la?  Esbanje o que ela não suporta: optimismo. Da próxima vez que a sacaninha começar a listar os defeitos da empresa, responda com frases como: Vamos ver pelo lado positivo! Ela sairá de cena nesse instante. Ao notar que você não entra no jogo, vai procurar outro ouvinte.



4 comentários:

  1. E a reclamadora com a mania que é mais perfeita que as outras? Isso é um jackpot e foi-me tocar logo a mim.

    ResponderEliminar
  2. Olha assim no geral e pelos sítios onde passei, acho que já conheci pessoas de todos esses tipos!!

    ResponderEliminar
  3. Wendy - Gente azeda é de fugir.

    Viagem com tudo incluído - Boa! Já tiveste direito a todo o tipo de prémios.

    ResponderEliminar
  4. ahahahaha adorei este post! mas acho que me encaixo na perfeitinha :(

    ResponderEliminar