quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Angelina Jolie conta à imprensa que realizou mastectomia lateral para prevenir câncer de mama"

"Aos 37 anos, Angelina Jolie resolveu declarar à imprensa, e ao mundo, que se submeteu à uma mastectomia bilateral, ou seja, a retirada das mamas após descobrir, através de um exame, que tem o defeito no gene BRCA1, que aumenta consideravelmente as chances de câncer dos seios. Hoje em dia, com a reconstrução imediata das mamas, através da cirurgia plástica, procedimento como este pode ser realizado visando a prevenção da saúde e integridade da mulher e sem deixar traumas e estigmas na vaidade feminina. Após anunciar a retirada dos dois seios, Angelina Jolie escreveu uma carta ao jornal The New York Times."


Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu ao 56 anos. Ela aguentou firme até conhecer sua primeira neta e segurá-la nos braços. Mas meus outros filhos nunca terão a chance de conhecê-la e descobrir o quão amorosa e graciosa ela era.
Nós falamos com frequência da “mamãe da mamãe” e eu me pego tentando explicar a doença que a levou para longe de nós. Eles me perguntavam se o mesmo podia acontecer comigo. Eu sempre disse a eles para não se preocuparem, mas a verdade é que sou portadora de um gene defeituoso, o BRCA1, que aumenta drasticamente o meu risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Meus médicos estimaram que eu tinha 87% de chance de desenvolver câncer de mama e 50% de chance de desenvolver câncer de ovário, apesar de o risco ser diferente para cada mulher. Somente uma fracção dos casos de câncer de mama resultam de uma mutação genética hereditária.
Aqueles que são portadores do gene defeituoso BRCA1 têm 65% de risco de desenvolvê- lo, na média. Uma vez que eu descobri que essa é minha realidade, eu decidi ser pragmática e minimizar os riscos ao máximo. Tomei a decisão de passar por uma mastectomia dupla preventiva.
Eu optei por retirar as mamas primeiro, já que meu risco de desenvolver câncer de mama é mais alto do que o de ter câncer de ovário, e a cirurgia é mais complexa. No dia 27 de Abril  eu finalizei três meses de procedimentos médicos que envolveram a mastectomia. Durante esse tempo, eu consegui manter o assunto no meu círculo privado e segui com meu trabalho. Mas estou escrevendo sobre isso agora porque eu espero que outras mulheres possam se beneficiar da minha experiência.
Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nas pessoas, produzindo um profundo senso de impotência. Mas hoje é possível descobrir por meio de um exame de sangue se você é ou não propenso aos canceres de mama e de ovário, e então partir para a acção.”

Corajosa na atitude de se submeter a uma intervenção tão delicada e corajosa por divulgar que a tinha feito e com isso sensibilizar outras mulheres.

24 comentários:

  1. Corajosa a atitude de Angelina.
    Louve-se a sua postura.

    ResponderEliminar
  2. Considerada a mulher mais bonita do mundo, teve a coragem de dar a conhecer a atitude que tomou e concretizou.
    Grande mulher de coragem que não perdeu a beleza.

    ag

    ResponderEliminar
  3. Também a acho corajosa pela opção e pela postura...no entanto não seria a minha escolha. Conheço porém quem perante uma situação semelhante fariam a mesma opção...! È um assunto difícil de avaliar!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não dá para avaliar quem está de fora da situação, só quem passa por ela.

      Eliminar
  4. Reconheço na Angelina Jolie não só a sua beleza, profissionalismo , mas também o seu lado humanitário e, claro que esta opção é realmente de uma pessoa inteligente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteligente e altruísta, teve medo que os filhos ficassem sem mãe como ela ficou tão nova.

      Eliminar
  5. cONCORDO INTEIRAMENTE QUE FOI UMA CORAJOSA E QUE É BOM QUE SEJA DIVULGADO. mAS, SINCERAMENTE, JÁ ESTOU UM BOCADINHO CANSADA DE LER E OUVIR SOBRE ISSO, QUANDO, NA VERDADE, HÁ MILHARES DE MULHERES EM pORTUGAL QUE JÁ O FIZERAM??? a CULPA É DA IMPRENSA QUE NÃO FAZ REPORTAGENS A NÃO SER QUANDO ESTÃO EM CAUSA ESTRELAS. dIVULGAÇÃO sim, mas quando está em causa seja quem for.! Beijos linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sensibilização não seria a mesma sendo feito pelo comum dos mortais.
      Esta é uma das vertentes da fama, alertar consciências.

      Eliminar
  6. Eu já gostava dela, agora admiro-a bem mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. De início da forma que a notícia tinha sido divulgada achei uma atitude radical para uma prevenção. Depois ao ler o que foi feito e como foi feito considerei. De qualquer forma é o supra sumo da prevenção, o estudo genético (caríssimo por sinal, não é o bolso de qualquer um) a favor da saúde.

    ResponderEliminar
  8. Poder prevenir uma doença tão grave, não há dinheiro que pague.

    ResponderEliminar
  9. Eu já gostava dela, agora ainda mais. Foi uma atitude corajosa e pensou em primeiro lugar nos filhos e no sofrimento que poderiam passar. Quem assite a casos de cancro sabe que não fácil tanto para a pessoa como para a família.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a família fica doente também, pelo menos psicológicamente,

      Eliminar
  10. louvo a sua coragem, não sei se seria capaz de o fazer! Grande mulher!

    ResponderEliminar