terça-feira, 21 de maio de 2013

Chapéus há muitos


Esta moda está super em alta, mas vocês acham que pega? Eu  acho que pode ser o ‘must have’ do nosso verão, vai proteger a pele do sol e ainda dar um super UP no visual. Mais do que fundamentais para protecção  neste verão os chapéus serão fundamentais para complementar o visual, dando um toque de estilo e glamour nas produções!


Os chapéus no estilo ’Floppy’ são os queridos deste verão! Têm a aba bem larga e maleável. É extremamente feminino. Tem um ar descontraído, mas ao mesmo tempo elegante e combina bastante com saias e vestidos esvoaçantes, assim como comprimentos longos. Vão muito bem com óculos de sol grandes.



Os tradicionais chapéus ’Panamá’ são feitos de palha e têm uma fita em volta da copa. A aba é média e recta. O modelo dá um toque masculino ao look, por isso, fica muito bem com oxfords, calça/shorts boyfriend ou peças de alfaiataria, não sendo restrito somente a este visual, claro!


O modelo ‘Fedora’ é talvez o mais clássico e difundido, mais conhecido nas versões em feltro, como ‘chapéu de mafioso’ ou Borsalino. Tem aba média e inclinada, o que o difere do modelo Panamá, que também possui depressão na copa. Para o verão, prefira os modelos de palha e outras fibras leves, que são mais frescos e quebram um pouco o ar masculino  deste modelo. Se não quiser quebrar o paradigma, use com jeans skinny, camisas e coletes


‘Clochê’ é um chapéu super feminino, com a aba decrescente e a copa bem ajustada. Carrega uma atmosfera retrô muito forte, por isso, combina com looks bem meigos e delicados, como vestidinhos cintados acompanhados por clutchs, estampas como pintas, florais, entre outros. No verão, deixe os de feltro de lado e prefira os de palha!



Os chapéus de ‘Cowboy’ têm uma depressão no centro da copa e abas largas, necessariamente curvadas nas laterais, característica marcante do modelo. Eles não precisam ser excluídos do verão, ainda mais quando confeccionados em materiais e estilos que combinam com a estação. O interessante é criar justamente um look inesperado com eles, que fuja do clichê rodeo. Eu AMO usa-los na praia/piscina com biquínis e saídas de praia!



O modelo ‘Bowler’ ou ‘Derby’, conhecido em português como ‘Chapéu de Coco’, tem a copa alta e totalmente redonda, com as abas curvadas para cima. O modelo é bem masculino e é aí que está a toda a graça dele! Use com vestidos curtos e soltinhos, saias longas, shorts  e jeans. O contraste do modelo com as vestimentas super femininas dará conta de criar um look bem interessante!


Os chapéus ‘Boater, populares nos 1940 e 1950, são tradicionalmente masculinos, leves para o verão, feitos de palha, criados anteriormente para passeios de iate, barco à vela e remo. Têm a aba proporcional e recta, assim como o topo da copa. São perfeitos para criar looks inusitados para os dias quentes de verão, com uma boa dose de clima retrô.



Cada um deles tem seu charme especial e gera um resultado totalmente diferente!
Dicas:
- Os chapéus ficam melhor ao ar livre, durante o dia,é aconselhável usar somente até o escurecer, lembrando o motivo pelo qual eles foram criados: para proteger do sol;

- Para mulheres muito altas, é melhor optar por um chapéu  grande. A mesma coisa para o caso de  seres mais baixinha;

- Fica atenta também ao formato do teu rosto. Os chapéus mais quadrados e angulosos ficam melhores em rostos mais redondos e vice-versa. Respeitar as proporções,  é tudo;




16 comentários:

  1. Adoro chapéus, e não uso com frequência porque aqui em Portugal ainda ficam muitas vezes a olhar e não me sinto confortável. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro chapéus, mas quase nunca uso :/

    ResponderEliminar
  3. Eu adoooooro chapéus!...mas uso muito menos vezes do que gostaria, porque sinto logo
    "olhos" em cima de mim!!!!rrrrrr
    às vezes mesmo à rebelia uso de inverno, muito mais prático do que usar guarda-chuva.
    De verão adorava usar sempre, mas só tenho coragem de levar para a praia senão ficam a olhar:(

    jinhossssss
    Quero dar-te os meus parabéns fazes uma pesquisas 5*! Eu adoooooro as tuas dicas! Este verão está decidido, vou "fazer peito" e usar um chapéu:)

    jinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suri se gostas usa, deixa que olhem. No verão para proteger do sol são uma boa opção.
      És uma querida, as pesquisas são sempre a pensar nesse lado, que pode ter interesse a quem me lê, meras curiosidades, lol.

      Eliminar
  4. Obrigada pela partilha.
    Não me ficam lá muito bem os chapéus.... o único que me gostava de ver, um dos meus netos com as brincadeiras, lá se foi o chapéu.....

    ResponderEliminar
  5. Aproxima-se o bom tempo e decerto vais ter outro este verão, beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui muito de usar chapéus. Só na praia e é quando é.
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. "Chapéus há muitos..." mas daqui vou levar comigo uma boina.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que finalmente algo que gosto e que uso todos os anos está na moda -.-

    Os meus preferidos são os Floppy :)

    Ainda me lembro que antes de o cor-de-laranja ser moda (há muito muito tempo atrás) gozaram comigo na escola por levar uma camisola cor-de-laranja acho que fiquei vacinada (no ano seguinte andava tudo de cor-de-laranja como se as outras cores tivessem desaparecido do mapa) gosto de falar em tendências, e gosto de tendências, mas acho que isso de haver uma cor estanque para cada estação é que já não se usa. Há sim tendências :)

    Realmente ficar a olhar por causa de usar chapéu? Nossa... Não será para apreciar? Eu por norma perco mais tempo a olhar para coisas que gosto, do modo mais discreto possível :)

    ResponderEliminar