segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ruivos podem estar extintos em 50 anos (ando fascinada com os ruivos)


Segundo a revista National Geographic menos de 2% da população mundial é ruiva natural, devido a uma mutação no norte da Europa milhares de anos atrás. A genética do cabelo ruivo é complexa já que um dos principais genes que determinam a cor do cabelo tem 40 variantes mas só 6 dão lugar ao vermelho.
Por isso se os ruivos quiserem salvar a sua "espécie", deverão mudar-se para Escócia já que é estimado que 40% dos escoceses são portadores do gene "vermelho" e que 13% são ruivos naturais.
Segundo os estudiosos, os ruivos poderiam desaparecer da terra antes de 2060, ainda que outros afirmam que o gene pode permanecer inativo durante gerações para depois voltar a manifestar-se.
Por culpa da globalização e principalmente da miscigenação este gene é cada vez mais raro, ainda que só necessite que um dos progenitores seja ruivo para poder transmitir esta característica, esta possibilidade aumenta exponencialmente quando ambos sejam ruivos.
A matéria da revista ainda afirma que em princípio o gene "vermelho" tinha como efeito benéfico aumentar a capacidade do corpo humano de sintetizar a vitamina D mediante a luz solar. No entanto atualmente os ruivos são mais propensos ao câncer de pele e têm uma menor tolerância à dor.



adorava ter um filho ruivo :))


4 comentários:

  1. Nasci com o cabelo claro, tipo dourado, mas com o tempo ele foi ficando da cor do cobre, e nunca gostei NADA da cor. Razão pela qual o pinto. Mas cerca de duas semanas depois ele volta ao normal.. pufff :) Felizmente não herdei também as sardas do meu pai, e infelizmente os olhos azuis da avo também não.. :)

    ResponderEliminar
  2. Estas fotos estão maravilhosas! Os meus irmãos nasceram ruivos, o do meio nasceu cor de laranja mesmo ahah mas ficaram loiros logo depois, ainda com meses de vida. E eu cheia de pena, porque eu tambem acho lindos os ruivos!

    ResponderEliminar