quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Feito em Portugal

A minha filha fez uma viagem à Índia, de férias e reencontro com amigas, que havia conhecido quando fez Erasmus em Londres. Para os preparativos da viagem foi muita a correria desde embaixada, consultas, vacinas, medicamentos, roupa de algodão e leve, enfim tudo o que é obrigatório para visitar um país de risco, a nível de condições humanitárias. Índia é um país endémico.
Ela tratou da maioria das diligências mas por ter pouco tempo e porque a mãe está sempre "lá", pediu-me para comprar uns souvenirs. Tinha algumas condições a cumprir. Pouco peso, não muito caro, nada de bebidas nem comidas e tinha de vir escarrapachado "Feito em Portugal".
Aqui é que as coisas mudaram de figura. Trabalho árduo o meu. Fui a todos os centros comerciais da capital e ainda entrei nalgumas lojas de Lisboa, e aqui no comércio da minha zona.   Encontrei alguns artigos com as  condições exigidas, mas o principal a dizer feito em Portugal, foi tarefa inglória. Tudo feito na Indonésia…, Paquistão…, Filipinas…, Bangladesh…, Índia...,Espanha… e a maioria na China.


Numa  ida a um mega chinês aqui da zona, vejo uns paninhos da cozinha com o galo de Barcelos, o eléctrico de Lisboa, Torre de Belém, e muitas estampagens a retratar o nosso cantinho. Difícil foi  escolher, os panos e uma toalha de mesa, tudo com óptimos acabamentos, e alusivo ao nosso Portugal e com etiqueta a dizer" Feito em Portugal".
Nem queria acreditar! Os chineses compram tudo e a preços que ninguém consegue combater.
Para mim, foi óptimo, mas que sinto uma invasão ao nosso país, lá isso sinto.

4 comentários:

  1. É no mínimo irónico serem os chineses a venderem os nossos produtos.

    ResponderEliminar
  2. É uma das minhas viagens de sonho, ir à India! Só não sabia que existiam assim tantas burocracias. E realmente, num país onde incentivam a comprar o que é feito em Portugal para subir a economia e depois é tão dificil encontrar produtos nacionais... Não fica fácil!

    ResponderEliminar
  3. Realmente é muito irónico, quem diria que se ia encontrar algo "feito em Portugal" nos chineses :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, fogo que vergonha :( Temos tanto a mudar neste campo

    ResponderEliminar