sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Assunto sensível

Já comecei este post várias vezes e já há bastante tempo, é um assunto sensível  e embora goste de dizer o que penso e sinto, não é de forma alguma minha intenção de magoar ou beliscar ninguém.
Mas hoje resolvi publicá-lo e gostava bastante, que me dessem as vossas opiniões sinceras.

No relacionamento de pais/mães e filhos  vejo com alguma frequência e em todos os extractos sociais, os pais e as mães beijarem os seus filhos na boca.
Não gosto de ver e para além de associar o beijo na boca a alguma conotação sexual  também não me parece que seja higiénico.

Digam-me o que pensam sobre o tema e se sou eu que estou errada, mostrem-me o outro lado, é que por mais voltas que dê, não gosto mesmo nada de ver.






24 comentários:

  1. A mim não me choca até uma certa idade. Assumo que beijei muitas vezes a minha sobrinha dessa forma mas acabei por deixar de o fazer apesar dela insistir de tempos a tempos. Mas compreendo o teu ponto de vista.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sempre dei beijos na boca ao meu mini, sem qualquer CONOTAÇAO SEXUAL!!!
    São beijos "LIMPOS", dos que não misturam salivas....
    Tambem sei que serão gradualmente eliminados e substituidos pelos regulares na face.
    E não....não tenho CONOTAÇÂO SEXUAL nos beijos do meu filho.
    mas entendo o teu ponto de vista.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. eu não gosto nada de ver.. acho que não tem lógica.. mas a minha opinião pode mudar quando tiver um filho..

    kisses***

    ResponderEliminar
  4. foi raras as vezes que fiz isso (3 ou 4) e a minha filha sempre me disse que não se dá beijo na boca, também foi ensinada para tal e espero que vá até aos 30 anos (just kidding), pois entre colegas a despedirem-se uns dos outros é um fartote a tentarem beijar a bochecha uns dos outros, parece a coisa mais complicada do mundo, para eles.
    Não acho falta de higiene, condenava se um dos pais tivesse herpes ou alguma doença similar, mas também não gosto de ver, fiz para lhe pôr pirraça.

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo contigo, mas não com tanta severidade. Acho que depende do beijo, da frequência, da idade da criança...

    ResponderEliminar
  6. Em regra, não gosto, por diferentes motivos e tendo em conta circunstâncias diversas..em bebés, obviamente por questões de higiene e perigo de contaminação.
    Em crianças, a partir dos 6 anos, já parece estranho, e aí talvez pela tal conotação sexual. Mas aí dos 3 aos 6, não me choca que mãe e filho(a)troquem um "selinho" de vez em quando.
    Já entre pais e filhos(as), não gosto de ver em nenhuma circunstância (pode ser preconceito, admito)

    ResponderEliminar
  7. Eu tb não gosto de ver. Mas acho que deve ser a "última moda" da relação pais/filhos porque estou sempre a ver tal acontecer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Finalmente alguém que pensa como eu!!!!!!! Bah também odeio!!!

    ResponderEliminar
  9. Em primeiro lugar há que separar o beijo na boca, embora eu não beije a minha filha na boca, acho que não teria mal algum porque de certeza não seria um beijo de lingua, esse sim tem cariz sexual, o outro esse que se dá aos filhos penso que é sinónimo da cumplicidade entre pessoas muito próximas como é o caso de pais e filhos ou marido e mulher. No fundo são a nossa familia mais próxima.

    ResponderEliminar
  10. Já fiz um post sobre isso, sou absolutamente contra! E custa-me ver uma pessoa chegada de 27 anos dar beijo na boca à mãe à frente do namorado - acho simplesmente deplorável! Para demonstrar carinho não é preciso beijos na boca - SOU TOTALMENTE CONTRA! Mas esta é a minha opinião, e vale o que vale...

    ResponderEliminar
  11. Eu também não acho muito bem e não me sinto bem a ver pais e filhos a fazê-lo, mas vai da educação de cada um!

    ResponderEliminar
  12. Tenho duas filhas, beijá-las é uma manifestação do meu amor, como é abraçá-las. Beijar-lhes o rosto, os olhos, os cabelos, os ombros os lábios ou o rabinho, são tudo manifestações de partilha de amor e carinho, com a mesma conotação sexual com que brincamos às escondidas, ou à apanhada, ou passeamos juntas de bicicleta, ou seja, nenhuma.
    Quanto à higiene, coloco mais depressa essa questão quando sou "obrigada" socialmente a cumprimentar um estranho, a quem por hábito estendo a mão, sempre acho mais higiénico do que "beijar" um desconhecido.

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida um assunto muito interessante e como dizes muito na moda.
    Sou avó, quando criei e eduquei as minhas filhas era coisa que não se fazia nem tão pouco era moda.
    Deparei-me com os meus netos a fazerem isso, é certo que o fazem só aos pais, mesmo assim não acho bem, se por um lado por vezes caiem no exagero das higienes, para crianças e bébes o beijo na boca também não é muito aconselhável.
    Desculpa mudar de assunto, mas é como as crianças chamarem tios , aos amigos dos pais....não acho bem,mas respeito porque os pais é que sabem o procedimento com os filhos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Também não gosto, nem acho certo. Pais são pais e filhos são filhos e deve haver uma hierarquia saudável. Beijos na boca, só ao pai da criança.

    ResponderEliminar
  15. Tema sensível...julgo que esta situação apenas acontece até certa idade dos filhos e se é verdade que também sinto desconforto a ver um pai a beijar o filho na boca, já não me incomoda ser uma mãe a fazê-lo.

    O beijo na boca é um gesto intimo que denota ternura e amor, pelo que sendo dado pela mãe não choca sensibilidades. Mas sendo o pai, julgo ser contranatura e não será bom para o crescimento da criança, porque um dia poderá dar como assente ser um acto vulgar existente entre homens...

    ResponderEliminar
  16. Não li os comentários para não caír na tentação de ser influenciado.
    Vamos ao tema.

    Há diversas formas de beijar.
    Considerando sempre o 'beijar na boca'.
    Quando se beija uma criança o toque é lábios com lábios, coisa rápida sem qualquer outro significado que não seja o se cumprimentar mais afectuosamente.
    Nem se deve chamar a atenção da criança para o facto.

    Os outros tipos de beijos: na boca, mais profundos, o toque na língua, o apetite já a roçar a sensualidade e mesmo outros parâmetros.
    Diferente, muito diferente.

    O amor está em todos os beijos, quando o gesto surge na sequência desse amor, quando há.
    O beijo na boca 'só' para sentir prazer, dar gozo, etc., ficará afastado das crianças, de forma natural.

    Pediste uma opinião. Aqui está ela.

    E agora deixo-te um beijo dado no monitor. Não, no rato, porque o monitor está a 60 cm e não me apetece levantar.
    :)

    ResponderEliminar
  17. Epah odeio. E uma vez escrevi sobre isso no meu blog e choveram, sabe-se lá de onde, pessoas a criticar-me.
    Odeio, não acho que seja uma forma de demonstrar mais amor e não é nada higiénico. Todos nós somos portadores do vírus do herpes, e este revela-se, ou não, durante a nossa vida. Com um bebé nem vale a pena arriscar. Depois temos a doença do beijo (que já vi uma criança com a respectiva), entre outras.
    Mas quem gosta, força, desde que não dê ao meu lol

    ResponderEliminar
  18. Acho que é mais uma "prática" americana, como se vê nos filmes, por cá ainda não apanhei muitos casos desses.

    Não vejo mal mas também não percebo o porquê!!! LOLOL.

    ResponderEliminar
  19. Em bebés não vejo mal. Depois dos 3, 4 anos já começo a achar estranho.

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Não gosto propriamente, não vejo razão para o beijo na boca, quando eles normalmente têm umas bochechinhas maravilhosas, não condeno, mas não aprecio.

    ResponderEliminar
  21. Argh...eu acho horrível!!

    ResponderEliminar
  22. Não beijei na boca as minhas filhas, mas os labios sim!!

    Até aos 2 dois!!

    Apartir daí não acho boa ideia!!

    ResponderEliminar
  23. Não gosto muito de ver também, confesso!

    ResponderEliminar