quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E os ciganos?

Ainda da mulher que lhe foram retirados os sete filhos, suponho que estava em causa cuidados básicos de saúde higiene e educação,  que fazem  parte do amor que temos pelos nossos filhos.
Não temos o direito de pôr filhos no mundo em nome seja lá do que for (neste caso são muçulmanos).
É preciso que estejam  reunidas as condições necessárias para satisfazer as necessidades duma criança.
Mas o que eu gostava que me explicassem, se por aí alguém souber, é porquê que "não tocam" nos ciganos.
A maioria das crianças, não é vacinada, algumas nem registadas estão, basta olhar para eles e ver que o cabelo já não vê água há dias, andam mal agasalhadas,  mal nutridas, a pele crestada pelo sol, vão para a cama quando calha, dormem nas ruas em camas improvisadas, à chuva, ao frio, não mandam os filhos à escola (os que vão é só para fazerem o 4º ano) e por aí fora. Basta ver a vida errante que os ciganos fazem para perceber que futuro terão aquelas crianças.
E o Tribunal de menores, não age porquê?
Estas crianças não estão sinalizadas pela comissão de protecção de menores porquê?
E o casamento das crianças (casam com 12 e 13 anos) com homens mais velhos, não estamos a falar de pedofilia?
Todos os cidadãos  não estão obrigados a cumprir a lei, porquê as excepções?



16 comentários:

  1. Um grande mistério...

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Lamento mas não suporto essa gente que ganha mais que eu e não faz um c*!
    Revolta-me!

    ResponderEliminar

  3. A comunidade cigana, em casos ainda raros, tem-se vindo a integrar parcialmente na nossa sociedade. As crianças já estudam até mais tarde, e as condições em que vivem têm melhorado nos últimos anos graças ao esforço de muitas câmaras por este país fora.
    Mas essa questão que levantas é interessante. Sei pouco sobre o assunto e o pouco que sei é do pouco que vejo nas notícias.
    Já tenho jurado que vou deixar de ver os noticiários... como por exemplo ontem ao almoço, quando não consegui acabar a refeição depois de saber daquela mãe que se matou depois de ter morto os seus dois filhos quando soube que a custódia destes iria ser entregue ao pai.

    :(

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma boa pergunta. Também gostava de saber.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  5. A segurança social tem medo dos ciganos por isso nada é lhes feito...enfim este país precisava de mudar muita coisa!

    ResponderEliminar
  6. talvez porque esse é um... big problem. Cujas dores de cabeça que trará são muito maiores.
    Já diz o ditado: metes-te com um cigano levas com a "família" toda em "cima". Literalmente! ahahahahha

    ResponderEliminar
  7. Esta raça arrepia-me. Saber da sua existência, como vivem, o que fazem e não fazem, a forma asquerosa como se portam ante uma sociedade da qual se auto-excluem, complica com o meu sistema metabólico.

    Bem apontada esta situação,'amiga da onça'.
    Os ciganos fazem tudo. O que podem e o que não podem.
    Cheiram mal, portam-se mal.
    Há os que andam com molhos de notas nos bolsos e exibem uma patética maneira de ser.
    Esses, podem não tomar banho mas montam grandes máquinas.

    E há ainda os que recebem subsídios pagos por todos nós.

    As leis portuguesas parece serem aplicáveis a toda a gente menos aos ... 'pobres' ciganos!!!

    ResponderEliminar
  8. *porque têm medo deles. conheço pessoas que fazem e que fizeram parte do CPCJ e eles próprios dizem que têm receio que lhes aconteça alguma coisa. e acontece mesmo!!

    ResponderEliminar
  9. Eu não me considero racista nem xenólfoba, mas os ciganos fazem-me espécie!!

    ResponderEliminar
  10. Muito pertinente esta questão que dava para uma mesa redonda.
    Eu respeito as etnias mas desde que saibam respeitar os outros e saibam viver em Sociedade.
    O caso dos ciganos penso que tem vindo a melhorar com os nossos impostos, mas agora aparece muito crianças do Leste a viver em situações precárias.

    ResponderEliminar
  11. Bem visto minha amiga, é um tipo de gente que me faz confusão, e eu conheço uma comunidade que vive perto dos meus pais, e também não compreendo porque o governo ainda lhes dá dinheiro e eles não cumprem as regras da sociedade, se recebem têm de cumprir, mas não fazem assaltos, são mal criados e as pessoas têm medo deles...

    ResponderEliminar
  12. Essa história da senhora a quem tiraram os filhos perturba-me imenso. Pelo que li os meninos estavam bem cuidados, iam à escola certinhos, estava tudo direito com eles, não entendo porque o fizeram. E depois há os ciganos como tu dizes e bem, que põem as crianças aí pelas ruas e ninguém faz nada.

    ResponderEliminar
  13. Tal assunto nunca me tinha passado pela cabeça, mas estou completamente de acordo com o que escreveste.

    Parece que apenas são havidos e achados para receber subsidio...

    ResponderEliminar
  14. Ao contrário do que se pensa por aí, também os ciganos são alvo de intervenção dos tribunais de menores e da CPCJ. Em muito menor número mas são. E, normalmente quando são, são cumpridores dos acordos. Sim, porque ao contrário do que parece resultar dos meios de comunicação social, os acordos de promoção e protecção são negociados entre a CPCJ e os pais e os filhos têm que dar autorização quando já têm 12 anos. Ou seja, nínguem aceita um acordo que tenha uma cláusula que não concorda, nem a isso é obrigado.
    Mas, adiante. A intervenção do Tribunal dá-se, normalmente por meio de informação da CPCJ, quando esta não consegue chegar a acordo com os pais ou quando há incumprimentos sucessivos. Pode também dar-se por informação de outras pessoas como por exemplo os professores (muitos casos) ou vizinhos ou médicos que observam as crianças. Os òrgãos de polícia criminal também podem ter conhecimento por informações que lhes prestam. Resumindo, a CPCJ e o Tribunal não andam na rua atrás dos casos, é à sociedade civil, aos cidadãos que cumpre denunciar estes casos como os casos de violência doméstica e afins. O que acontece no caso dos ciganos é que, muitas vezes não vão á escola, logo os professores não sabem da sua existência. Depois muitos não usam o serviço nacional de saúde, logo médicos e enfermeiros não podem ter conhecimento daquilo com que não lidam. E os vizinhos, esses não pensam nas crianças, pensam é no seu bem estar e que não querem problemas com eles.
    Quanto a mim, que por obrigação profissional lido imenso com eles, devo dizer que se forem tratados de forma igual, olhados nos olhos, e chamados à atenção quando é preciso, são respeitadores. Essa é a minha experiência de 16 anos de trabalho que levo na mesma àrea.

    ResponderEliminar
  15. Ia escrever algo no sentido do comentário que antecede, mas não tão bem escrito.
    Para a intervenção da Comissão é preciso o acordo. Quando não há acordo, o processo é remetido a tribunal. Para se tirarem as crianças é necessário que se constate uma situação grave. E pode suceder que uma criança cigana mesmo que pareça estar suja, seja apesar disso uma criança feliz, amada pelos pais e/ou familiares com quem vive.

    ResponderEliminar