segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vamos deixar as crianças brincar

A carga horária escolar absorve muito tempo aos miúdos e os pais contribuem ainda mais para isso.
Querem que os filhos sejam uns super heróis com actividades extra curriculares. Ele é judo, natação, inglês, informática,  futebol, ténis, explicações, ginástica, enfim um rosário de actividades.
Muitas destas crianças chegam a casa às 20h, ainda vão tomar banho, jantar e fazer os trabalhos de casa, muitas vezes estoirados de cansaço.
E o tempo para a brincadeira, para estar com amigos, para falar do dia com os pais, para olhar para a televisão, tempo para fazer o que querem e têm na vontade?
Fazem as crianças crescer à pressa, na ânsia que eles se tornem uns heróis e que sejam os melhores. Algumas crianças nem foram ouvidas nas suas vontades.
Toda a criança deve ter o seu tempo mesmo que seja para "não fazer nada", para brincar, para preguiçar e desligar das actividades escolares.
Ser criança é brincar e partilhar.
Ser criança é tudo aquilo o que aprendemos a ser e que alguns, por força do mundo dos adultos, esquecem.

5 comentários:

  1. isto acaba por acontecer porque a maioria dos pais também saem tarde do trabalho e precisam de que os filhos fiquem me algum lado que considerem seguro... :/ a minha infância não se compara com esta... passava os dias na rua a brincar e ninguém andava cá preocupado e o facto é que nunca me aconteceu nada a mim nem aos meus amigos...

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo amiga...
    E o pior é que começam mesmo nas idades em que mal sabem falar....já têm q ter aulas de ingles.... não entendo....a serio que não

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual.. O que estão a fazer é um abuso total.

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão. Farto-me de ver casos desses em amigos e familiares. Não tem mesmo nada a ver com o meu tempo, em que havia tempo para brincar e tudo mais.
    Há que abrandar o ritmo senhores pais, as crianças têm de ter tempo para serem crianças!!

    ResponderEliminar